
O que é a reciclagem?
É o processo que transforma materiais usados em novos produtos, com o objetivo de serem reutilizados.
Através deste processo, os materiais que teriam como destino o lixo indiferenciado podem ser reaproveitados.
​
Porquê reciclar?
Muitos dos produtos que utilizamos diariamente têm um impacto negativo sobre o ambiente, principalmente devido aos recursos utilizados para produzi-los.
A reciclagem de embalagens usadas – e não só – é a resposta a este problema, uma forma de tentar amenizar os efeitos negativos sobre o planeta Terra.
De acordo com a Sociedade Ponto Verde (SPV), ao reciclar está a:
Economizar energia. Fabricar materiais a partir de resíduos consome menos energia do que fabricá-los a partir de matérias-primas virgens;
Poupar matérias-primas. Ao reduzir a quantidade de matérias primas extraídas, como a madeira, petróleo ou minérios, estamos a poupar os recursos naturais do planeta;
Reduzir resíduos. Quanto mais reciclarmos, menos matérias têm de seguir para os aterros sanitários.
Isto reduz a necessidade de construção de novos aterros e as preocupações associadas (de saúde, poluição e espaço).
3 dicas para separar os resíduos:
Esvaziar bem as embalagens, para não contaminar o material já depositado;
Espalmar as embalagens, por forma a diminuir o espaço que ocupam no contentor;
Colocar as embalagens uma a uma nos ecopontos, não em sacos fechados, para facilitar a separação na Estação de Triagem.
​
Mito: “A reciclagem causa desemprego”
Realidade: Há mais de 2 400 empregos associados à gestão de resíduos de embalagens no âmbito do Sistema Ponto Verde. Não separar as embalagens, além de prejudicar o ambiente, geraria a perda destes pontos de trabalho.
​
Menos consumo de recursos naturais
Outro benefício da reciclagem de metais é reduzir ou mesmo evitar a extração e o beneficiamento do minério. Por exemplo, o alumínio não é encontrado na natureza em sua forma elementar.
Ele precisa ser compensado com outros elementos, sendo a bauxita o principal deles. Para a fabricação de uma tonelada de alumínio, são necessárias 5 toneladas de bauxita.
​
Economia de energia
Geração de empregos
O processo de reciclagem está dentro de uma cadeia produtiva que acolhe diversas cooperativas de catadores de recicláveis.
Por isso, incentivar a reciclagem de metais traz também benefícios para a população que trabalha com esse material, pois, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as atividades relacionadas a coleta de material reciclável podem gerar 8 bilhões de euros em renda anualmente.
​
OS BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM DE METAIS
​
SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Os benefícios da reciclagem de metais começam na simples separação e coleta seletiva. Separando os materiais para que sejam encaminhados para a empresas responsáveis, você evita que eles parem em aterros sanitários (o que acontece caso sejam descartados incorretamente, junto ao lixo comum, por exemplo).
​
Reciclagem Química
Prepare-se para o momento nerd do dia (não há outra forma de o explicar): moléculas complexas presentes nos plásticos (chamados polímeros) são decompostas em moléculas mais simples (os monómeros) através de químicos, forçando a decomposição dos plásticos em produtos gasosos, líquidos ou sólidos, que depois são usados para produzir combustível.